27 junho, 2009

Sara Batalha participa numa reunião de Toastmasters


No dia 23 de Junho, Sara Batalha, directora da MTW Portugal fez uma apresentação sobre oratória nas PME na reunião dos Toastmasters em Lisboa.

Os Toastmasters não são um público fácil! Interessam-se apenas por boas prestações quando ouvem um orador. A Sara prendeu a atenção de todos com uma apresentação sobre a Comunicação em geral e em torno do Individuo como orador. Como comunicar através do individuo (uma apresentação ou discurso presencial), através da Web e das redes sociais, que regras usar e como ter em atenção aos novos tipos de reporteres que surgem actualmente, foram temas visitados na sua apresentação.

Se o conteúdo estava focado no modo como se fala para uma audiência ou para um meio de comunicação (Rádio, jornal.etc), a sua performance como oradora confirmou-lhe os dotes que a experiência de uma carreira se encarregou de aperfeiçoar. “É no pequeno detalhe que se nota a experiência do orador”, dizia um Toastmasters confirmando a boa prestação.

A Sara esteve em funções como jornalista da TV e de jornais/semanários, foi directora e consultora de comunicação estratégica e é, actualmente, a directora da Media Training WorldWide Portugal.

No final, a Sara surpreendeu todos com um pedido anormal mas muito querido para todos os Toastmasters: pediu para ser avaliada! Feedback é algo normal dentro de uma reunião Toastmasters mas não para oradores convidados! Que coragem pensaram quase todos! O presidente do clube, João Mateus, assumiu essa função percorrendo os pontos mais prementes da noite.

Sem comentários: