27 junho, 2009

Bob Nicoll nos Toastmasters de Lisboa


Bob Nicoll esteve no clube Toastmasters de Lisboa no passado dia 9 de Junho para promover aquilo que mais acredita: a escolha das palavras faz a diferença. A convite do BNI esteve em várias cidades portuguesas.

Bob Nicoll, nascido em Boston, USA, escreveu o livro “Remember the Ice”. Com uma pequena história sobre o título do livro evidenciou a importância da escolha das palavras correctas comunicação eficaz nos negócios.
Numa loja de conveniência, na Northern Avenue emphoenix, o gestor, Rick, colocou alguns letreiros sobre as caixas registadoras onde se lia “DON'T FORGET THE ICE”. A intenção era encorajar a compra de mais gelo durante o caloroso verão (Phoenix fica em pleno deserto).
Bob sugeriu que os letreiros tivessem palavras mais positivas e mudou para “REMEMBER THE ICE”. Passado três semanas, Bob voltou á loja e perguntou como estavam as vendas de gelo. O Rick deu-lhe a noticia: as vendas aumentaram TRÊS vezes!!!

Segundo Bob existem palavras que são puco positivas ou até nefastas para as vendas, para uma apresentação, para convencer alguém, etc. Chama as estas palavras de “Knotty words”. Palavras como Not, Don’t, Can’t, Wouldn’t, Won’t, Couldn’t, Shouldn’t devem ser removidas do dicionário e substituidas as frases que as incorporam por sentidos mais positivos. Inclusivamente Bob mostrou o seu próprio dicionário já com essa palavras cortadas (literalmente).
Para os Toastmasters, Bob Nicoll foi uma inspiração. Sabíamos que a escolha das palavras para um bom discurso ou para uma boa apresentação poderia fazer a diferença em termos de resultados na audiência e Bob veio trazer a confirmação e exemplos reais.
Obrigado Bob.

Sem comentários: