14 maio, 2008

Primeiras Impressões - “Impression management”

Learnin moment - Oporto Toastmasters

Esther Liska, licenciada em Relações Internacionais, com Mestrado em "International Business and Management” da Universidade de Westminster, Inglaterra, e ex-manequim profissional. Formação internacional nas áreas de Imagem Pessoal, Coaching, Programação Neuro-linguística e Hipnose Condicionativa. Desenvolveu a sua carreira entre a América Latina, Inglaterra e Portugal, característica que aliada ao seu background cultural diversificado, e as suas viagens regulares a vários países, a dotou de um vasto conhecimento e compreensão do ser humano e do mundo empresarial.


As empresas orgulham-se em contratar as pessoas mais brilhantes e qualificadas do mercado. No entanto, para alcançar melhores resultados, num mercado com um nível de exigência cada vez mais elevado, as empresas compreendem que só o conhecimento técnico não é suficiente.
O mundo dos negócios exige profissionais não só com talento na sua área de trabalho mas também que projectem uma imagem de acordo com os valores da empresa, procura mestres do “Impression Management” (IM).

A teoria do IM diz que qualquer indivíduo ou organização deve estabelecer e manter impressões que sejam congruentes com as percepções que eles querem projectar ao seu público-alvo (Goffman, 1959).

Tanto desde o ponto de vista da área da comunicação como das relações públicas, a teoria do IM abrange as formas vitais em que nós comunicamos esta congruência entre os objectivos pessoais ou organizacionais e as nossas acções, as quais criam a percepção pública.

O objectivo é apresentar-nos da maneira que gostaríamos de ser recordados pelas pessoas com as quais estamos a interagir. Esta forma de “management” geralmente é denominada como Primeiras Impressões.

Os cursos de Imagem Pessoal proporcionam um modelo poderoso para causar o impacto desejado num primeiro encontro, aumentar a nossa auto-confiança, aprender a agir perante qualquer tipo de situação sem deixar de ser nós próprios. Proporcionam também as ferramentas para identificar claramente a sua Imagem de Marca para poder assim atingir os seus objectivos com sucesso desde procurar uma promoção na sua empresa, começar um novo negócio ou procurar um novo emprego.

Sem comentários: