A última sessão do clube Oporto Toastmasters teve um momento especial. Todos os membros do clube fizeram uma pequena reflexão perante a questão "O que é que aprendi nos últimos meses/O que é que quero aprender nos próximos vezes no Toastmasters"? Deixo-vos aqui os diversos testemunhos. Este exercício foi sugerido pela Stefanie Ettmann.
Gostaria de aprender algumas técnicas para utilizar em discursos de improviso. --- Aprendi a ter mais cuidado com as apresentações. E acima de tudo preocupar-me com a audiência.
Até hoje com o Toastmasters aprendi que em apenas duas horas consigo conhecer pessoas interessantes, melhorar o meu desempenho enquanto "falante" (seja através de uma conversa de corredor ou de ver uma apresentação de nível 10), criar uma nova perspectiva e sobretudo divertir-me!
O Toastmasters tem sido uma experiência fantástica, não só po ter ganho uma forma diferente - melhor - de falar com os outros, mas sobretudo por ter conhecido um grupo fabuloso de pessoas que me tem ensinado tanto. E isso fez-me crescer como indivíduo - daqui a uns meses, espero ter de comprar roupa para gente maior.
In Toastmasters, I have learnt that anyone can deliver a good speech as long as they try hard and really put their mind to it. I have learnt that there are no barriers to your imagination and that you can achieve anything you put your mind to. I can summarize my objectives at Toastmasters in: networking - learn how to speak in public - develop personal confidence.Nas sessões Toastmaster aprendi: a ser um melhor líder - a ouvir melhor - a ser um melhor comunicador. Principalmente fiz uma serie de novos amigos que são o bem mais precioso que temos.
My experience @ Toastmasters - Learning Outcomes: self-confidence in public speaking - awareness about the steps in drafting speeches - ability to write speeches - leaving the comfort zone for impromptu speaking - friendship - Fantastic Experience!
Aprendi que falar bem não é assim tão fácil... Eu sou coach/formadora e foi no Toastmasters que tremi pela primeira vez em frente a uma audiência. Reflecti e percebi a causa desse embaraço: estava a ser explicitamente avaliada!! Ser avaliado é uma das piores coisas por que passamos. No Toastmasters aprendi de deixar a tremer! Que bom! Foi um grande passo! Obrigado, Toastmasters!
O Clube Toastmasters tem-me apoiadao na estruturação de discursos, tirando daqui partido para contextos profissionais. Simultaneamente tem-me proporcionado um agradável convívio informal e permitido conhecer actividades, interesses e hobbies de novos "colegas" vindo de áreas muito diversificadas. --- As apresentações individuais constituem também um desafio para eu poder progredir nesta matéria em ambiente formal e desenvolver a competência de falar e discursar em público.
Objectivos: melhorar a capacidade de falar em público, conhecer pessoas novas - novas amizades - treinar apresentações para serem avaliados por alguém entendido na matéria.Gostei do ambiente positivo, gostei como está estruturada a sessão. Espero aprender aqui desenvolver assuntos e improvisar, sentir-me mais à vontade e falar com melhor dicção.
TOASTMASTERS - um espaço suficientemente seguro para me atrever a ultrapassar inibições - uma oportunidade de relação com pessoas muito diferentes mas com objectivos comuns - uma fonte de dinamismo e inspiração!No TM tenho aprendido sobretudo a acreditar mais nas minhas capacidades. Tem aumentado imenso a minha autoconfiança e, apesar de um pouco céptico ao início, reconheço hoje que o método TM funciona e é eficaz, a chave é apenas tempo e... dedicação, claro. No futuro gostaria imenso de aperfeiçoar melhor as minhas capacidades de comunicação, tanto de entrega como de ouvir
How to effectively transmit an important message to an uninterested audience? - How to "control" body language during public speaking? - How to bring myself across during a speech - Techniques to overcome speech problems [problems in public speaking].
Aprendi a ser mais extrovertida e a não ter tantos preconceitos. - Conheci pessoas fantásticas que me têm ensinado a ver a vida sob outras perspectivas - e claro... aprendi a expressar-me melhor em público, a apostar na preparação prévia mas também a confiar na capacidade de improviso. Obrigada Toastmasters.
Nos últimos meses neste ambiente afirmou-se a minha crença que a vontade de aprender e a curiosidade pelo próprio potencial têm o poder de unir pessoas de backgrounds muito diferentes num espírito muito positivo. Não só ampliei os meus conhecimentos da língua portuguesa em contextos oficiais, mas também a minha capacidade de dar feedback de uma forma positiva e enriquecedora; aprendi bastante sobre a necessidade de eu preparar-me para tarefas e sobre a imagem de mim que transmito aos outros - e conheci pessoas que me tem inspirado em vários sentidos.
02 julho, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário