Hoje abrimos uma nova rúbrica sobre os learning moments que assistimos nas nossas sessões do clube.
Assim, solicitamos aos nossos convidados, uma pequena análise crítica para que todos os membros dos Toastmasters Portugal possam colher tudo o que se falou neste momento especial.
Na passada segunda-feira - 21 de Abril, tivemos no Oporto Toastmasters um momento de aprendizagem com Hélder Falcão.
Hélder Falcão é o Director Nacional do BNI, que conta com mais de 4800 Grupos de Negócios em todo o Mundo e Director Nacional da Ecademy, com mais de 120.000 membros, espalhados por 188 países. Em Portugal o BNI passou já milhares de referências (oportunidades reais de negócios), avaliadas em mais de 13 milhões de Euros para os seus membros. Hélder Falcão é também o Embaixador da XING em Portugal, a maior plataforma online de networking empresarial na Europa e regularmente organiza em conjunto com a Ecademy e BNI Cocktails Empresariais em várias cidades Portuguesas.
No seu fantástico blogue, Helder traz-nos algumas dicas para nos tornarmos grandes networkers. Com a sua permissão, publicamos um dos seus artigos que sintetiza a sua intervenção na nossa sessão.
Como Tornar-se num Master Networker Adopte estas 10 directivas e terá pessoas a bater-lhe à porta para fazer negócios consigo.
Networking é mais do que apenas um aperto de mãos e entrega de cartões de negócios. Baseado em vários estudos efectuados a nível mundial, é realmente acerca de construir o “capital social”. Os pontos melhor avaliados são aqueles relacionados com o desenvolver e manter boas relações. É através do cultivar de relações com outros profissionais de negócios. É concretizar o capital que aparece vindo da construção de relações sociais.Os seguintes tópicos foram classificados por ordem de importância relativamente a networking. São eles o caminho para fazer de si um “Master Networker”.
Seguir as referências que recebe.
Este é o fundamento classificado em nº 1 por “networkers” de sucesso. Se apresenta uma oportunidade, quer seja informação, um contacto especial ou uma referência de negócios qualificada, a alguém que consistentemente falha no seu seguimento, não é de duvidar que eventualmente pare de desperdiçar o seu tempo com esta pessoa.
Atitude positiva.
Uma atitude consistentemente negativa faz com que as pessoas deixem de gostar de si e de o referenciar. Uma atitude positiva faz com que as pessoas queiram estar e colaborar consigo. Profissionais de negócios positivos são como campos magnéticos. Os outros querem estar à volta deles e mandam os seus amigos, parceiros e familiares ter com eles.
Entusiástico / motivado.
Pense nas pessoas que conhece. Quem é que recebe mais referências? As pessoas que mostram motivação, certo? Diz-se que a melhor característica em vendas é o entusiasmo. Para sermos respeitados dentro das nossas redes de contactos, temos pelo menos de nos vender a nós próprios com entusiasmo. Quando tivermos realizado um bom trabalho em nos vender a nós próprios, teremos a recompensa de vermos os nossos contactos venderem a nossa imagem aos outros. É a motivação maior que pode existir.
Confiáveis.
Quando refer uma pessoa a outra, está a colocar a sua reputação em jogo. Tem de confiar no seu parceiro que acabou de recomendar e receber confiança em retorno. Nunca você ou outra pessoa qualquer irá recomendar um contacto ou informação preciosa a alguém que não pode ser confiável em como vai lidar bem com essa referência.
Boa capacidade em escutar.
O nosso sucesso como “networkers” depende de como ouvimos e aprendemos bem. Quanto mais rapidamente você e o seu parceiro de contacto aprenderem o que precisam de saber acerca dos dois, mais rapidamente irá estabelecer uma relação valiosa.
Comunique bem e ouça melhor.
Esteja sempre a conviver. Os “Masters Networker” nunca estão de folga. A “networking” é para eles tão natural que podem ser encontrados na fila do supermercado, no consultório médico ou quando estão a deixar as crianças na escola, bem como nas Câmaras de Comércio ou Cocktails de Negócios.
Agradece às pessoas.
Gratidão é algo raro hoje em dia nos negócios. Exprimir gratidão aos colegas de trabalho, clientes, fornecedores é apenas outra forma de construir um andar no cultivo das relações que levam a um aumento de referências. As pessoas gostam de recomendar aqueles profissionais que se esforçam mais. Agradecer aos outros em todas as oportunidades faz com que se destaque entre a maioria.
Gosta de ajudar.
Ajudar os outros pode ser feito de variadíssimas maneiras, desde aparecer para ajudar a mudar de instalações, até enviar por correio um artigo interessante para um cliente ou amigo. Os “Master Networkers” têm os seus olhos e ouvidos abertos a oportunidades para se prontificarem a ajudar as outras pessoas logo de imediato.
Sinceridade.
Pode oferecer ajuda, o obrigado, o ouvido amigo mas se não estiver sinceramente interessado na outra pessoa, ela vai saber. Aqueles que desenvolveram capacidades em “networking” mostram a sua sinceridade em qualquer ocasião. Uma das melhores formas em desenvolver este caminho é em dar à pessoa com quem está a desenvolver uma relação de referência e recomendação a sua atenção total.
Trabalha a sua rede de contactos.
Não é “Net-Sit” ou “Net-Eat”, chama-se “Network”, e os “Master Networkers” não deixam escapar uma oportunidade. Eles gerem os seus contactos com software de gestão de contactos, utilizam PDA’s, organizam listas de distribuição de mensagens, guardam e organizam os cartões de negócios que recebem. Marcam reuniões para conhecerem melhor os seus novos contactos para que possam aprender ao máximo acerca deles e dessa forma poder incorporar com sucesso ambas redes de contactos.
Consegue ver alguma tendência nestes dez pontos? Todos eles estão ligados à construção de relações a longo prazo, não a realizar negócios e transacções imediatas. As pessoas que investem o seu tempo na construção do seu capital social são aquelas que continuamente estão a receber referências para novos negócios. A chave é construir relações mutualmente benéficas. Apenas após cumprir estes pontos, terá sucesso como “Master Networker”.
28 abril, 2008
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