Assim, solicitamos aos nossos convidados, uma pequena análise crítica para que todos os membros dos Toastmasters Portugal possam colher tudo o que se falou neste momento especial.
Na passada segunda-feira - 21 de Abril, tivemos no Oporto Toastmasters um momento de aprendizagem com Hélder Falcão.
Hélder Falcão é o Director Nacional do BNI, que conta com mais de 4800 Grupos de

No seu fantástico blogue, Helder traz-nos algumas dicas para nos tornarmos grandes networkers. Com a sua permissão, publicamos um dos seus artigos que sintetiza a sua intervenção na nossa sessão.
Como Tornar-se num Master Networker Adopte estas 10 directivas e terá pessoas a bater-lhe à porta para fazer negócios consigo.
Networking é mais do que apenas um aperto de mãos e entrega de cartões de negócios. Baseado em vários estudos efectuados a nível mundial, é realmente acerca de construir o “capital social”. Os pontos melhor avaliados são aqueles relacionados com o desenvolver e manter boas relações. É através do cultivar de relações com outros profissionais de negócios. É concretizar o capital que aparece vindo da construção de relações sociais.Os seguintes tópicos foram classificados por ordem de importância relativamente a networking. São eles o caminho para fazer de si um “Master Networker”.
Seguir as referências que recebe.
Este é o fundamento classificado em nº 1 por “networkers” de sucesso. Se apresenta uma oportunidade, quer seja informação, um contacto especial ou uma referência de negócios qualificada, a alguém que consistentemente falha no seu seguimento, não é de duvidar que eventualmente pare de desperdiçar o seu tempo com esta pessoa.
Atitude positiva.
Uma atitude consistentemente negativa faz com que as pessoas deixem de gostar de si e de o referenciar. Uma atitude positiva faz com que as pessoas queiram estar e colaborar consigo. Profissionais de negócios positivos são como campos magnéticos. Os outros querem estar à volta deles e mandam os seus amigos, parceiros e familiares ter com eles.
Entusiástico / motivado.
Pense nas pessoas que conhece. Quem é que recebe mais referências? As pessoas que mostram motivação, certo? Diz-se que a melhor característica em vendas é o entusiasmo. Para sermos respeitados dentro das nossas redes de contactos, temos pelo menos de nos vender a nós próprios com entusiasmo. Quando tivermos realizado um bom trabalho em nos vender a nós próprios, teremos a recompensa de vermos os nossos contactos venderem a nossa imagem aos outros. É a motivação maior que pode existir.
Confiáveis.
Quando refer uma pessoa a outra, está a colocar a sua reputação em jogo. Tem de confiar no seu parceiro que acabou de recomendar e receber confiança em retorno. Nunca você ou outra pessoa qualquer irá recomendar um contacto ou informação preciosa a alguém que não pode ser confiável em como vai lidar bem com essa referência.
Boa capacidade em escutar.
O nosso sucesso como “networkers” depende de como ouvimos e aprendemos bem. Quanto mais rapidamente você e o seu parceiro de contacto aprenderem o que precisam de saber acerca dos dois, mais rapidamente irá estabelecer uma relação valiosa.
Comunique bem e ouça melhor.
Esteja sempre a conviver. Os “Masters Networker” nunca estão de folga. A “networking” é para eles tão natural que podem ser encontrados na fila do supermercado, no consultório médico ou quando estão a deixar as crianças na escola, bem como nas Câmaras de Comércio ou Cocktails de Negócios.
Agradece às pessoas.
Gratidão é algo raro hoje em dia nos negócios. Exprimir gratidão aos colegas de trabalho, clientes, fornecedores é apenas outra forma de construir um andar no cultivo das relações que levam a um aumento de referências. As pessoas gostam de recomendar aqueles profissionais que se esforçam mais. Agradecer aos outros em todas as oportunidades faz com que se destaque entre a maioria.
Gosta de ajudar.
Ajudar os outros pode ser feito de variadíssimas maneiras, desde aparecer para ajudar a mudar de instalações, até enviar por correio um artigo interessante para um cliente ou amigo. Os “Master Networkers” têm os seus olhos e ouvidos abertos a oportunidades para se prontificarem a ajudar as outras pessoas logo de imediato.
Sinceridade.
Pode oferecer ajuda, o obrigado, o ouvido amigo mas se não estiver sinceramente interessado na outra pessoa, ela vai saber. Aqueles que desenvolveram capacidades em “networking” mostram a sua sinceridade em qualquer ocasião. Uma das melhores formas em desenvolver este caminho é em dar à pessoa com quem está a desenvolver uma relação de referência e recomendação a sua atenção total.
Trabalha a sua rede de contactos.
Não é “Net-Sit” ou “Net-Eat”, chama-se “Network”, e os “Master Networkers” não deixam escapar uma oportunidade. Eles gerem os seus contactos com software de gestão de contactos, utilizam PDA’s, organizam listas de distribuição de mensagens, guardam e organizam os cartões de negócios que recebem. Marcam reuniões para conhecerem melhor os seus novos contactos para que possam aprender ao máximo acerca deles e dessa forma poder incorporar com sucesso ambas redes de contactos.
Consegue ver alguma tendência nestes dez pontos? Todos eles estão ligados à construção de relações a longo prazo, não a realizar negócios e transacções imediatas. As pessoas que investem o seu tempo na construção do seu capital social são aquelas que continuamente estão a receber referências para novos negócios. A chave é construir relações mutualmente benéficas. Apenas após cumprir estes pontos, terá sucesso como “Master Networker”.
Sem comentários:
Enviar um comentário