Na qualidade de primeiro presidente do Clube Lisbon Toastmasters, o Henrique falou ao nosso blog.
A sua visão é a de que podemos fazer a diferença nas nossas empresas e comunidades envolventes se nos tornarmos numa fonte de inspiração capaz de motivar e inspirar as pessoas que nos rodeiam a atingir os objectivos propostos. Para isso precisamos de lideres mais criativos e inovadores capazes de implementar um novo estilo e uma nova forma de estar em gerir empresas,projectos, pessoas e expectativas
TOASTPT - Como tomou conhecimento da existência dos Toastmasters?
TOASTPT - Como tomou conhecimento da existência dos Toastmasters?
Henrique Abreu - Através de um colega meu que se encontra radicado na Holanda e que era, à data, Presidente de um clube local.
TOASTPT - Em que dia, arrancaram as primeiras sessões do clube Lisbon Toastmasters?
HA - Em Abril de 2005.
TOASTPT - Como primeiro presidente de clubes TM em Portugal, que sugestões daria aos actuais Presidentes dos três Clubes Toastmasters (Porto, Braga e Lisboa)?
HA - A mais importante, na minha opinião, é a de que sejam capazes de criar nos respectivos clubes , um clima e um espirito de abertura e entreajuda para o desenvolvimento pessoal das suas capacidades de comunicação.
TOASTPT - O que ressaltaria da sua experiência Toastmasters e o que lhe trouxe de bom para a sua vida profissional?
HA - Descobri que tenho um caminho muito longo a percorrer no desenvolvimento da minha competência como líder, e estou a aprender a tornar-me num melhor ouvinte.
O reconhecimento destes factos foi sem dúvida o aspecto mais importante que até agora retirei da minha experiência com os Toastmasters.
TOASTPT - Gostaríamos que deixasse uma pequena mensagem para todos os Toastmasters portugueses.
HA - Ficaria muito satisfeito se, num futuro próximo, as conferências / reuniões/seminários em Portugal sejam realizadas em parte por pessoas que passaram pelos nossos clubes, e que esses mesmos comunicadores sejam capazes de tornar o investimento pessoal de cada ouvinte/participante numa experiência positiva.
2 comentários:
Duas palavras: muito bom.
Nuno Faria
Grande Henrique!
Valeu a pena o esforço.
Mas... continuamos a contar contigo, my friend.
Joao de Mendonça
Enviar um comentário